Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2011




Para evitar mais aborrecimentos, esforços extremados dos amigos e prejuízo  ao bolso, resolvi continuar  as pesquisas sobre carbonização. Anotei dicas interessantes como por exemplo descarbonizar escapamentos de motos off-road. Basta aquecer o cano de escape com um maçarico a gás e depois dar umas pancadas para que os carvões de carbono  se desprendam. Os elementos anti-ruídos, que costumam acumular muitos resíduos , devem ser substituídos. Em alguns casos pode-se até usar lã térmica , isolantes de fogão e geladeira, para que o nível de ruído da moto mantenha-se  de acordo com a legislação brasileira de trânsito. Terminado o procedimento é só pintar o escape novamente. Para outros tipos de moto, com canos cromados ou de inox não se recomenda a queima  por motivos óbvios.
 Anotei outra dica: fazer uma solução de 200 g de bicarbonato de sódio diluídos em três litros de água, colocá-la  no escapamento . Para que a mistura permaneça lá por vinte e quatro horas ( tempo estimado para a ação),dependendo do tipo de cano , pode se fechar a saída com uma batata.  Para a Tudda serviria um rabanete ou uma cenoura pequena. Ecológica e economicamente falando, a solução de bicarbonato com água  é ótima. O problema está em encontrar a leguminosa ou rolha adequada para cada modelo de escapamento. O Luciano mostrou-se solídário e interessado no problema Enquanto eu pesquisava na web ele fazia contatos com amigos e outros mecânicos.
Sugeriram-lhe que  fizesse  uma mistura de gasolina com limpa-alumínio. Ele aplicou, deu uma pausa de vinte minutos e recolocou o escapamento. A Tudda  então, transformou-se em uma moto de artilharia  arremessando a acada acelerada, vários fragmentos de carvão, mas continuou a emitir aquela irritante fumacinha cinzenta. Ele pensou em reaplicar a mistura, mas foi desaconselhado , pelo fato dela ser muito corrosiva. Continuou buscando informações até chegar, por recomendação de um amigo,ao produto que efetivamente removeu doze anos de acúmulos no escapamento da minha moto:o multi-uso DRP-60 da RADNAQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário